Resumo - História da Vida Privada no Brasil. O prelúdio republicano
Departamento de História
História Social e Política do Brasil
SEVCENKO, Nicolau. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. Introdução do Livro a História da Vida Privada no Brasil volume 3. Editora: Companhia das Letras, Brasil, 1998.
O capitulo que introduz o volume 3 da História da Vida Privada no Brasil inicia os relatos sobre intensas e forçadas mudanças que afetaram o prelúdio da Republica, transformando o cotidiano, os hábitos e atividades sociais, política e econômica da sociedade brasileira.
A causa dessas intensas mudanças vem das fontes de expansão capitalista industrial, advindo da Segunda Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Científico-Tecnológica que, possibilitou um salto qualitativo e quantitativo no desenvolvimento científico e tecnológico mundial. As descobertas científicas desenvolveram novos potenciais energéticos, como a eletricidade e os derivados de petróleo, dando origem a criação e o desenvolvimento de diversas áreas científicas. Além disso, em menos de um século, do final do século XIX ao inicio do século XX, o mundo ocidental pode conhecer milhares de invenções que mudaram o cotidiano e as interações com tempo e espaço das sociedades ocidentais. Criações como os veículos automotores, os aviões, o relógio, o telefone, a iluminação elétrica, a fotografia, o cinema, a televisão, a anestesia, a escova de dente, o papel higiênico, são exemplos das criações que mudaram bruscamente a vida de milhares de pessoas no século XIX.
Quase que da água para o vinho, de um dia para o outro, o mundo ocidental, especialmente nos EUA e nos países europeus, começam a viver a glória da ‘Belle époque’, o tempo de ouro da grande expansão econômica, cientifica, tecnológica e bem-estar social.
O Brasil não ficou por fora da influência dos tempos de ouro, refletindo as tendências europeias a todo custo: destruindo os casarões colônias para construir modernas edificações,