Resumo História 12ºano
Um novo equilíbrio global
A Primeira Guerra Mundial decorreu entre 1914 e 1918. A 1919 começaram a celebrar-se os primeiros acordos da paz (participando apenas os países vencedores). A Conferencia de Paz pretendia, assim, lançar as bases de uma nova Europa, através do estabelecimento de uma nova ordem internacional que garantisse a convivência pacífica entre as nações, surgindo um novo mapa geopolítico da Europa. As principais transformações ocorridas foram o desmembramento dos impérios, criação de novos países e alteração de fronteiras.
- Após a transformação do império russo (domínio do czar) num estado soviético (revolução bolchevique, 1917), é a vez dos restantes impérios (Alemão, Austro-húngaro e Otomano) se desmoronarem e darem origem a novos estados-nação: Finlândia, Estónia, Letónia e Lituânia (que faziam parte da Rússia), Polónia, Checoslováquia, Hungria, Jugoslávia (da Áustria);
Os países vencedores (tais como a França, a Itália, a Bélgica) viram as suas fronteiras ampliadas ao contrário dos países derrotados (como a Áustria, Alemanha, Bulgária, Turquia), aos quais foram retirados vastos territórios.
Com o aparecimento dos impérios, a maior parte dos estados optam pela democracia liberal sob a forma de regimes republicanos (à excepção da Rússia soviética).
A Alemanha foi a grande perdedora: perdeu 1/10 de população, ficou desmilitarizada (exército e armamento reduzido), perdeu todas as colónias, foi-lhes retirada territórios, mas sentiu-se, sobretudo, alvo de uma grande humilhação, pois foi considerada a principal responsável pela guerra e foi obrigada a pagar indemnizações aos países vencedores.
A Sociedade das Nações
Em Abril de 1919 surgiu, sob projeto do presidente Wilson e com a esperança de que não houvesse outro conflito mundial, a Sociedade das Nações (SDN). A SDN tinha como objetivos principais manter a paz e fomentar a entreajuda a nível internacional, através da cooperação económica