resumo historia
O Brasil colonia deve ser visto como parte do Império Colonial Português, por isso é possivel encontrar características que também existiram em Portugal e no mundo ibérico, como por exemplo a divisão social hierárquica. Por exemplo, se havia um crime, ou se alguém devia ser julgado, essa pessoa era julgada de acordo com a sua posição social, a pena era diferente de acordo com a sua posição, pois as pessoas pobres e as pessoas melhores colocadas socialmente (proprietários de terras por exemplos) eram considerados diferentes perante a lei.
Uma mesma pessoa podia ocupar as funções executivas, legislativas e judiciárias ao mesmo tempo, pois a divisao de poderes surgiu apenas no século XVIII. A pureza de sangue também era considerada naquela época, afinal judeus convertidos ao catolicismo, mulatos e mestiços não podiam ocupar nenhum cargo público.
A organização politica era basicamente a Coroa e as elites locais, afinal o rei deu "liberdade" ás elites locais para imporem seus projetos políticos e sociais mas podia interferir nas decisões locais. Os homens bons se encontravam como ligação da população e da Coroa, como se fossem câmaras municipais, porém para ser um homem bom não se podia ser mecânico, operário, juddeu ou peão e sim rico, comerciante ou dono de escravos.
A fé católica também participou do projeto de colonização, o clero era dividido em regular e secular. O regular tinha como principal ação a evangelizção dos nativos, a criação de institutos educacionais e a formação de aldeiaa com o propósito de catequisar. O clero secular era composto de religiosos ligados á administração da igreja, como vigários e bispos, ele era completamente subordinado do rei, que propunha criar novas dioceses e escolhia os bispos que as ocupariam.
Os militares eram divididos em três instâncias: Tropas regulares, Tropas auxiliares e Ordenanças. As tropas regulares eram compostas pro portugueses que se dedicavam apenas a essa função, estavam