RESUMO HISTORIA DA EDUCAÇAO NO BRASIL
Vale ressaltar que nesse período, o Brasil foi berço de uma vasta pluralidade de idiomas e tradições, pois houve um atrito entre diferentes povos de diversos lugares, cada um trouxe consigo sua visão de mundo. Outro fator relevante é a mistura de raças e etnias, pois os europeus, na maioria daz vezes, vinham para o Brasil sem suas famílias e esposas, encontando aqui mulheres nuas; A partir disso surgiu uma mistura de povos. Faço uma breve relação com o filme "Desmundo", no qual as autoridades fazem uma tentativa de trazer mulheres brancas, com o intuito de legalizazar os casamentos.
A educação européia foi imposta e lentamente o modelo lusitano foi difundido. A intencionalidade da educação da igreja se associa a interesses políticos e econômicos dos colonizadores portugueses, além de interesses como a luta contra o protestantismo.
Logo os colonizadores acharam importatante o envio de religiosos, tais como os jesuítas, beneditinos, franciscanis. O trabalho de catequização e propagação da fé católica dos jesuítas ficou muito conhecido, foi o mais importante grupo religioso na manuntenção e ação católica, embora tenham sido expulsos do Brasil em 1759 por Marquês de Pombal. José de Anchieta foi um reconhecido jesuíta.
O príncipio civilizador da ordem dos jesuítas se baseia no ir, que é triunfar sobre as distâncias físicas, distâncias culturais, cujo alvo era os índigenas. A companhia de Jesus venceu as distâncias físicas quando trouxe