resumo histori
1º TRIMESTRE
CAPÍTULO 1 – MUDANÇAS SOCIOECONOMICAS E CRISE MONÁRQUICA
→ Mudanças econômicas: Tarifa Alves Branco, Fim do tráfico negreiro, Bill Aberdeen, Lei Eusébio de Queiroz.
Tarifa Alves Branco: Gerou uma significativa modificação na política alfandegária brasileira e aumentou os impostos cobrados para artigos importados. Se houvesse similar nacional, o produto pagaria imposto de 60%. Se não, 30%.
Consequência: começou a se formar um novo segmento das camadas populares urbanas: O operariado.
Fim do Tráfico Negreiro: A Lei Bill Aberdeen foi uma represália à implantação da Tarifa AB. O Parlamento britânico aprovou um projeto de lei apresentado pelo ministro das relações exteriores George Aberdeen e tornava legal que fossem presos pela marinha britânica os navios negreiros de qualquer nacionalidade. Essa lei contribuiu para que o tráfico negreiro fosse proibido pelo governo imperial brasileiro.
Consequências: Açúcar antilhano ficou mais caro que o brasileiro, que estava sendo produzido pelos escravos. As relações entre Brasil e Inglaterra quase foram rompidas.
Lei Eusébio de Queiroz: Extinguiu o tráfico negreiro entre a África e o Brasil.
Consequências: A entrada de africanos no território brasileiro caiu drasticamente, o preço do escravo dobrou em poucos meses, eo escravismo tornou-se economicamente inviável.
Com o fim do tráfico de escravos, os recursos puderam ser investidos em outros setores, principalmente no meio urbano. Houve melhoria no sistema de transporte e novas máquinas de beneficiamento do café liberavam mão-de-obra escrava pra cultivo.
O RJ ganhou iluminação a gás e agua canalizada e como sinal de progresso, surgem os bondes elétricos.
Lei de Terras: A lei proibia a obtenção de terras públicas a não ser que fossem compradas e por preços muito altos. Ficava proibida a doação de propriedades a não ser por meio da compra. A aristocracia agrária queria