Resumo Guerra mundial.
1. A Primeira Guerra Mundial foi a culminância de um amplo processo de competição de mercados e de conflitos entre velhos e modernos Estados europeus, particularmente entre Alemanha, Inglaterra e França. A corrida armamentista entre a França revanchista e a Alemanha expansionista e a disputa dos mares com a Inglaterra levaram à primeira consagração mundial. Além disso, a necessidade de conquista de novos mercados era uma decorrência dos avanços do capitalismo.
2. Os países que chegaram atrasados à partilha colonial procuraram, através do comércio, da diplomacia ou da guerra aberta, um espaço no mundo já partilhado pelas potências imperialistas, notadamente Inglaterra e França. Dentre aqueles, citam-se a Bélgica, a Alemanha e a Itália.
3. Paralelamente à ampliação do capitalismo, os impérios europeus viviam o surgimento de movimentos das minorias nacionais, como no caso do Império Austro-Húngaro, Império Otomano, Império Alemão e Reino Unido.
4. O estopim da Primeira Grande Guerra foi o assassinato, em 28 de junho de 1914, do arquiduque da Áustria Francisco Ferdinando de Habsburgo. Uma guerra em grande escala divide, então, a Europa entre os países da Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro, Império Otomano) e os da Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia). Com a invasão da Bélgica pela Alemanha, o conflito bélico torna-se irreversível. A guerra se desencadeia, envolvendo a Índia, o Japão, a Romênia, a Bulgária, países da América do Sul etc. A Rússia se retira da guerra após o Tratado de Brest-Litovsk, de 3 de março de 1918.
5. A entrada dos EUA, em 6 de abril de 1917, declarando guerra à Alemanha, decide o jogo. Com grande potencial bélico, os EUA impõem seus termos. Na Alemanha, greves e motins levam o kaiser a abdicar, sendo proclamada a República, e a rendição é assinada a 11 de novembro de 1918, de forma humilhante.
6. A Alemanha perde 1/8 de suas terras e 1/10 de sua população. Suas colônias são distribuídas