Resumo Gestão integrada treinamento
Revisão do conceito de avaliação de potencial, com foco nas competências Como vimos anteriormente, sabemos que para gestão de pessoas, o conceito potencial é considerado como a prontidão interna que um indivíduo tem para desempenhar vários papeis, ou executar certas atividades. De outra forma, diria que é algo que ele tem ou não tem, e que pode vir à tona ou não.
Quando o potencial consegue vir à tona, ou seja, manifesta-se por meio de circunstâncias favoráveis, transforma-se em desempenho.
De acordo com Reis Neto, o conjunto de competências esperado para ser um bom vendedor não é necessariamente igual para se ser um bom gerente.
Tipos de Competências – Pilares Agora entraremos num ‘campo minado’ A grande confusão que a maioria dos gestores fazem se situa exatamente entre Tipos de Competências x Perfil por Competências. Vamos então a algumas breves definições: • O profissional competente é aquele que, além do conhecimento, apresenta habilidades, atitudes e interesses compatíveis com sua função.
• Gestão por competências: estratégias, métodos e ferramentas que permitem lidar com o cotidiano, de forma a possibilitar a formação do capital intelectual de uma organização e garantir a vantagem competitiva. • Somando-se o “profissional competente” com a “gestão por competências”, obteremos um conjunto de elementos heterogêneos, que estão em interação dinâmica, ou seja, se ajustando na maioria do tempo. Vejamos abaixo quais são essas interações:
Saber = Conhecimentos Saber fazer
Habilidades e Comportamento = Atitudes (ação!)
Modelos de Habilidades e Competências Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e surgem inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais, como vimos na unidade anterior.
Antes de mais nada, é