Resumo gestão da qualidade: tqm e modelos de excelência.
Conceito de gestão da qualidade e a evolução para Qualidade Total A gestão da qualidade consiste no conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização com relação à qualidade, englobando o planejamento, o controle, a garantia e a melhoria da qualidade. Qualidade total, de acordo com a ISO 8402: 1994, significa o “modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso a longo prazo, por meio da satisfação do cliente e dos benefícios de todos os membros da organização.”
O controle da Qualidade Total Em essência, o TQC japonês tem como requisitos o envolvimento de todas as áreas funcionais nas atividades direcionadas à obtenção da qualidade, além da melhoria da qualidade e utilização de métodos estatísticos. Outro ponto central é o gerenciamento feito pelas diretrizes baseado no ciclo PDCA, utilizando um sistema integrado de procedimentos que encorajam os funcionários a analisar as situações a fim de corrigi-las. Já na visão americana do TQC há um outra enfase. Definindo- o como um sistema eficaz para integrar a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade dos vários grupos da organização, de modo a possibilitar a produção em níveis mais econômicos, permitindo alcançar completa satisfação dos clientes. As diferenças entre o CWQC( TQC Japones) e o TQC é que , enquanto o ultimo advoga que o TQC deve ser conduzido por especialistas, a visão japonesa não dá exclusividade a esses especialistas. No Japão é notório um maior envolvimento e comprometimento dos funcionários nas atividades de gestão da qualidade. Por outro lado, nos Estados Unidos existe uma ênfase à aplicação de métodos e técnicas associadas à qualidade.
TQM – Gestão da qualidade Total( Total Quality Management) A ideia central do TQM é que a qualidade esteja presente na função de gerenciamento organizacional, em uma