Resumo Gestao
- teoria: Conjuntos coerentes de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e proporcionar uma base solida para prever eventos futuros.
- teorias organizacionais: Compreender as organizações como um renome social e desenvolver modelos explicativos ou descritivos de praticas organizacionais.
- paradigma: conjuntos de pressupostos e de premissas implícitas acerca da natureza, do conhecimento e do ser humano.
- teorias complementares: questionam parcialmente conceitos de teorias anteriores e desenvolvem conceitos mais complexos incorporando e aperfeiçoando os existentes.
- teorias incomensuráveis: baseadas em pressupostos contraditórios entre si, desenvolvem corpos de conhecimento essencialmente diferentes e até antagônicos.
Escola clássica de administração: Conjunto de contribuições teóricas que buscam identificar princípios racionais e universais de gestão que tornariam a organização mais eficiente. Dividida em 3 correntes: Teoria da administração científica, processo administrativo e teoria da burocracia. Contexto de surgimento:
- Condições socioeconômicas: Concentração de mercado, crescimento econômico acelerado, força de trabalho desqualificada e desperdício e falta de eficiência
- Bases filosóficas: Homo econômicos: ser humano egoísta na busca de satisfação dos seus interesses e desejos, concepção mecanicista e espiritista da natureza, liberalismo econômico e ética protestante individualista.
- percursores: Robert Owen e Charles Babbage
Administração cientifica: Frederick Taylor
- Origem: Surgiu no inicio do século XX, pre- guerra, mercado com alto crescimento e surgimento das grandes empresas. O problema a ser resolvido era como produzir mais e tem como antecedente Adam Smith.
Frederick Taylor, pai da administração, Principio da administração cientifica(1911)
- Homem comum: Treinamento rápido e adequado, podendo executar uma tarefa taylorista no tempo exato concebido para execução.
- 4 princípios