Resumo Geografia I Unidade
Crescimento e distribuição da população mundial
Crescimento Populacional (Pág.10)
O crescimento da população mundial se mede pelo crescimento vegetativo, que é a diferença entre o número de nascimentos e mortes em um ano. Quanto maior for essa diferença em favor dos nascimentos, maior será o crescimento da população. A taxa de natalidade, é a relação entre o número de nascimentos em um ano.
O crescimento social é relacionado a diminuição da taxa de mortalidade. A diminuição da mortalidade teve várias causas, como a revolução sanitária que significou a expansão do saneamento básico pelo qual trouxe melhores condições de higiene.
Os países ricos se beneficiaram primeiro, nas nações pobres como na Ásia e na África, a maior parte da população é rural, os avanços são lentos.
A queda desigual nas taxas de natalidade (Pág.11)
As taxas de natalidade estão em queda, por várias razoes, a crescente urbanização e o modo de vida nas cidades.
Nas nações o elevado desenvolvimento humano, as taxas de natalidade são baixas, estimasse que em 2015 a população absoluta diminuirá.
Em muitos países pobres com baixo índice de desenvolvimento humano, onde a população é predominantemente rural e as condições de vida são precárias, as taxas de natalidade com tendência de queda ainda são altas.
Distribuição da população mundial (Pág.12)
Algumas regiões do planeta estão fortemente povoadas e outras despovoadas, isso acontece por causa dos fatores naturais, históricos, sociais e políticos.
A maior parte da população mundial vive em cidades, principalmente nas regiões litorâneas onde os portos estimularam o desenvolvimento de atividades econômicas.
A tecnologia facilita a ocupação de áreas pouco favoráveis a ocupação humana. A irrigação permite o cultivo em regiões desérticas e a fixação de populações.
Estrutura etária da população mundial
Estrutura etária (Pág.14)
Em um pais de população predominantemente jovem, os recursos devem ser investidos