Resumo geodesia geometrica
1) Definição de altitude: é a distancia medida tendo como referência uma superfície que representa a terra até o ponto considerado. Se for considerando o geoide é medida sobre a vertical, se for o elipsoide é sobre a normal.
2) No nivelamento trigonométrico quando a distancia de entre os dois pontos considerados exceder 400 metros, o desnível deverá sofrer correções da curvatura terrestre e refração atmosférica.
3) O sistema cartesiano geocêntrico também é conhecido como sistema terrestre convencional. As coordenadas tridimensionais de um ponto da superfície são invariáveis. 4) As coordenadas astronômicas definem pontos sobre o geoide e as geodésicas sobre o elipsoide. 5) No caso do transporte no sistema UTM, o mesmo é realizado no plano-conforme de
Gauss.
6) O potencial de gravidade da terra ou geopotencial é descrito pela soma do potencial gravitacional. 7) A anomalia gravimétrica é a diferença entre a aceleração de gravidade medido na superfície terrestre e a aceleração de gravidade produzida por um modelo (elipsoide).
8) No geral a anomalia gravimétrica envolve a gravidade sobre o geoide, obtida a partir da gravidade observada na superfície física da Terra.
9) A correção ar-livre (Ca) elimina somente o efeito gravitacional decorrente da altitude do ponto de observação, sem considerar a massa topográfica existente entre o geoide e o ponto.
10) A correção que considera a massa topográfica existente entre o geoide e o ponto de observação denomina-se correção BOUGUER (Cb).
11) O geoide é uma superfície irregular com saliência e reentrâncias ocasionadas pela maior ou menor concentração de massa no interior da Terra.
12) A transformação de coordenadas de um sistema de referencia para outro pode ser feito de duas maneiras, são elas: tendo as coordenadas geodésicas dos pontos, posso transformá-la em DeltaX, DeltaY e DeltaZ, posteriormente soma-las com as variações tabeladas pelo IBGE das diferenças de um sistema para o