Resumo Gene Egoista Richard Dawkins 3 e 4
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do
Sertão Central – FECLESC
Graduando: Ricardo de A. Cardoso
Matricula: 1171302
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Biologia Evolutiva
Resumo dos cap. 3 e 4
Gene Egoísta; Richard Dawkins
Quixadá,
17 de Julho de 2015
Governo do Estado do Ceará
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão
Central – FECLESC
Curso de Ciências Biológicas
Resumo dos caps. 3 e 4 – Gene Egoísta; Richard Dawkins
De maneira geral, em continuidade a sua linha de raciocínio e ao seu pensamento acerca do gene, Dawkins, no terceiro capítulo de sua obra, trata do genoma em si, e aponta os principais pintos acerca da variabilidade genética e, principalmente, da perpetuação de determinados genes. Ele chama o DNA de “espiral imortal”, uma vez que este passa por diferentes processos biológicos e é perpetuado ao longo dos séculos nas diferentes colônias de diferentes espécies.
Richard toma como exemplo o DNA humano, e demonstra, de forma simples, e ao mesmo tempo complexa, a sua proporção e forma de perpetuação dentro da espécie.
Trata, ainda, de questões já antes abordadas por outros cientistas, como Darwin, como por exemplo a segregação genética que ocorre dentro do processo de formação dos gametas, a meiose, comparando o DNA a um conjunto de volumes que carregam as informações necessárias para o “controle” do organismo ao qual pertencem.
No capítulo seguinte Dawkins trata do que ele chama de máquina gênica, estabelecendo uma relação entre a “necessidade” do gene de perpetuar-se e os seres vivos.
Estes últimos, Dawkins compara a uma máquina que irá garantir não apenas a perpetuação mas também a sobrevivência do gene, chamando-os assim de “maquinas de sobrevivência”, tratando ainda dos diferentes comportamentos dessas máquinas.