Resumo ge empresa de eletrodomésticos
Muitas das melhores e mais bem aceitas marcas enfrentam um excesso de capacidade e o crescente poder dos varejistas em seus mercados essenciais, o que resulta em margens menores e maior pressão para manter sua participação no mercado. Um exame de marca dos eletrodomésticos GE nos fornece idéias a serem aplicadas e nos mostra como pode ser útil introduzir novas submarcas nesse contexto.
As marcas especiais frequentemente lutam para diferenciar-se e para comunicar de maneira convincente uma mensagem mais sofisticada para esse segmento. Quando a GE enfrentou uma situação como essa no competitivo mercado de eletrodomésticos de alta qualidade, considerou várias opções de entrada no mercado de altíssima qualidade, de forma a captar os lucros potenciais desse novo segmento. Criar uma nova marca como a Toyota fez quando criou o Lexus não era viável porque o investimento necessário não poderia se justificas nesse contexto de mercado A GE então decidiu alavancar sua marca apresentando duas novas submarcas de eletrodomésticos: a linha GE Profile e a linha Ge Monogram.
Uma organização que utilize uma submarca para atingir um mercado mais elitizado corre o risco de que a marca-mestra não tenha credibilidade e prestigio necessários para concorrer nesse mercado de altíssima qualidade. Na verdade a linha GE Monogram lutou bastante no início porque alongou demais a marca GE. Entretanto, a linha GE Profile foi bem recebida desde o seu lançamento.
Três fatores explicam o desempenho superior da marca GE Profile. Primeira essa nova linha melhorou a linha já existente a familiar. Segundo, a linha GE Profile era visivelmente diferente da linha de alta qualidade GE Appliance, com melhores componentes características. Terceiro, os três mercados-alvo bem distintos para as três marcas reduziram a potencial confusão entre segmentos que não eram seu alvo.
Ao mesmo tempo em que a Ge tinha que se elevar no mercado ela precisava também descer.