Resumo G1 TGA
Aula 1 Administração já existe desde sempre, mas não como uma ciência. A ciência tem premissas, postulados. A administração vira uma ciência com a era moderna. Administrar é planejar, organizar, liderar e controlar. Tem que usar a razão, existindo a lógica e a subjetiva (terceiro setor) É importante ter um equilíbrio entre eficiência e eficácia. Eficiência: usar os recursos certos de forma certa sem pensar tanto nos objetivos. Preocupa-se com o meio. Eficácia: atingir os objetivos “no matter what”. Preocupa-se com os fins. Burocracia ajuda a ter padrões e normas, sem excesso. Tornou-se pejorativo. Weber quando criou a burocracia pensou em atender as pessoas de forma igualitária, saberem como fazerem seu trabalho.
Uma boa teoria tem que ter: pessoas, tarefas, estrutura, ambiente (externo e interno) e tecnologia (pode ser interna e externa). Estado Nação gera a primeira necessidade de administrar uma população inteira. Administrar a segurança, os impostos, alimentos, etc. Evolução da era medieval para a era moderna. Sai de uma situação econômica, social de organização para outra que exigem uma organização diferente. Esses pontos irão mudar a forma de pensar em administração. Revolução Industrial vai revolucionar as empresas- escala de bens muito maiores. Tirar o artesão para ter o operário. Com isso aparecem muito mais fatores para se administrar. Nascimento da burguesia ajuda no processo de mudança da administração. O capital se acumula nas mãos dos burgueses. Burgueses vão passar a criar empresas. Surgiram as seguintes mudanças com a Revolução Industrial: aparecimento das fábricas, substituição do artesão pelo operário especializado, crescimento das cidades e aumento da necessidade de administração pública, surgimento dos sindicatos, doutrina social da Igreja, etc.
O tempo mudou também. Antes o tempo era determinado pelo tempo da natureza. Após a revolução industrial isso mudou. O empregado trabalhar em media umas 12hrs. Fazer algo só por gosto deixou