Resumo física 1ºano
Cinemática
Grandezas: É definido como tudo que pode ser medido. Por exemplo, comprimento, massa, tempo, força, e velocidade são grandezas, e coisas como coragem e a raiva, não pode ser medidas, pois não é possível atribuir um padrão que permite expressá-las numericamente.
Grandezas escalares: São grandezas físicas que ficam perfeitamente definidas quando é especificado o seu módulo e a unidade de medida. Como, por exemplo, 5 segundos, que fica perfeitamente especificado como 5s, sendo 5, o módulo e s a unidade de medida do segundo.------------------------------------------------------------------ * Vamos supor que alguém diga que vai chegar ás 5h 30 min ou que a temperatura da sala é de 20°. Em relação á grandezas como tempo e temperatura, essas informações são completas, não deixam dúvida.
Grandezas vetoriais: São grandezas cuja especificação completa exige a indicação da direção (direita ou esquerda) e do sentido (horizontal ou vertical) em que atuam. Por exemplo, deslocamento, força, velocidade e aceleração. * Para representar grandezas vetoriais, é necessário indicar, além da intensidade ou módulo, a sua direção e o seu sentido. Essa indicação é feita através de um vetor. O vetor pode ser representado pelo segmento de reta orientada cujo comprimento indica o módulo, a sua direção e o seu sentido.
* Muitas vezes estamos interessados apenas no módulo de uma grandeza vetorial. Por isso, frequente- mente nos referimos apenas ao módulo de tal grandeza. Nesse caso, ela é representada:
Movimento retilíneo uniforme: Quando um corpo se desloca com velocidade constante, ao longo de uma trajetória retilínea dizemos que o seu movimento é retilíneo uniforme (a palavra “uniforme” indica que o valor da velocidade permanece constante). * O deslocamento é a diferença entre os pontos finais e iniciais de um espaço (trajetória). E para descobrir o valor do deslocamento de um corpo: