Resumo Fundamentos da Administração
Os administradores podem ser classificados na estrutura organizacional de uma empresa m três níveis hierárquicos: Estratégico, Tático e Operacional.
O nível estratégico é o mais elevado da hierarquia, a alta cúpula da empresa, é formado por um grupo relativamente pequeno de administradores, são responsáveis pela organização como um todo, tomando as principais decisões.
O nível tático representa o ponto de ligação entre os níveis estratégico e operacional. Administradores deste nível tem a responsabilidade de comandar níveis inferiores e por em pratica as políticas impostas pelo nível estratégico. Normalmente administradores desse nível são gerentes ou diretores de unidades, departamentos ou divisões.
O nível operacional é o mais baixo da hierarquia, são responsáveis pela coordenação do trabalho, da execução e da realização das tarefas cotidianas da organização, neste nível estão os supervisores, lideres de equipe entre outros responsáveis por pequenos grupos de trabalhadores e tarefas.
Apenas em uma organização que aja coordenação entre os níveis poderá alcançar seus objetivos.
1.3 - As áreas funcionais da organização
Nas organizações, normalmente existe divisão do trabalho, em áreas e atividades especializadas. A divisão do trabalho forma as áreas funcionais, algumas áreas são comuns entre as empresas, como recursos humanos, marketing, finanças, produção e operações.
Nada impede a criação de outras áreas funcionais nas organizações, dependendo dos objetivos traçados pela empresa.
A integração de cada uma das áreas funcionais são algumas das principais responsabilidades da administração geral.
2.4.3 - O movimento de administração cientifica
A administração científica procurava administrar de forma eficiente os processos operacionais de trabalho no chão de fabrica, teve Frederick Winslow Taylor (1856-1915) como principal representante.
Em sua principal obra, Princípios de administração cientifica, de 1911, que se