Resumo Frequentemente
Embora a categorização de indivíduos em raça e etnia seja amplamente utilizada, tanto em diagnostico quanto na pesquisa cientifica, seus significados são frequentemente confundidos ou mesmo desconhecidos no meio acadêmico.
O uso da raça como uma característica distintiva nas populações ou indivíduos que procuram por assistência médica é um costume bem aceito na área de saúde.
A classificação da raça pode ser utilizada para verificar se estudos randomizados foram bem sucedidos. Também pode ser útil para os leitores como uma descrição da população participante de um determinado estudo. Na Ortodontia, a tentativa de identificar um grupo racial em uma amostra tenta controlar a variação inerente ás características fiscais especificas a determinados grupos raciais.
Este artigo tem como objetivo esclarecer:
(1) A diferença conceitual entre a raça etnia.
(2) As categorias raciais determinadas por alguns estudos.
(Nova divisão da terra pelas diferentes espécies ou raças que habitam) de François Bernier, publicada em 1684. Em 1790, o primeiro censo americano classificou a população em homens brancos e livres, mulheres brancas livres e outras pessoas (nativos americanos e escravos). Já o censo de 1890 classificou a população utilizando termos como: branco, preto, chinês, japonês e índios.
O termo da raça tem uma variedade de definições geralmente utilizada para descrever um grupo de pessoas que compartilham certas características moforlogicas. A maioria dos autores tem conhecimento de que raça é um termo não cientifico que somente pode ter significado do biológico quando o ser sr apresenta homogêneo, estritamente puro; como em algumas espécies de animais domésticos.
No Brasil, os povos indígenas constituem uma identidade racial. Entretanto, em razão das diferentes características socioculturais, os grupos são definidos por etnia. Como exemplos, no estado do amazonas, onde vivem mais de 80.000 índios, existem 65 etnias indígenas. Apesar do conceito de raça estar