Resumo Frans de Wall
CAMPUS IGUATU
DIRETORIA DE ENSINO
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
PROFESSORA: FABRICIA KEILA
Francisca Raquel Rodrigues Evangelista.
Entrevista com Frans de Wall
Iguatu-Ceará
2012
Estudando algumas espécies de primatas o Primatólogo e Etnólogo Holandês Frans de Wall em seu livro “O bonobo e o Ateu”, defende que a moralidade é anterior as religiões e ate mesmo à humanidade, ou seja já existia nos primeiros seres anteriores ao ser humano, em seu livro, o autor pergunta de onde vem a moralidade o sentido do certo e do errado? Segundo as religiões viria de Deus, já para alguns cientistas, essa seria uma característica exclusivamente humana, ausente em todos os animais.
Já que as religiões são fato recente na historia da humanidade, como a moralidade e o senso de justiça viriam das religiões ou de Deus? A ideia do autor é de que talvez tenha surgido quando as sociedades se tornaram grandes demais, ao ponto de uns não saberem mais dos comportamentos dos outros, ou seja não havia mais como saber quando esse individuo estava agindo de forma certa ou errada perante o seu grupo, e agora em sociedade, a religião e Deus faria esse papel nas sociedades, de vigiar e controlar o comportamento humano, de forma que não teria como esse individuo fazer algo escondido desse Deus.
Ao descrever o comportamento desses primatas, Wall afirma que estes são patriarcas, em sua maioria é o macho que domina a femea. Mas entre os Bonobos as fêmeas coletivamente dominam os machos, e elas são muito boas em formar alianças, de certa forma elas fazem com que as sociedades em que vivem sejam mais pacificas e harmônicas. Esses seres teriam capacidade de empatia, de serem sensíveis a emoções, e aos sentimentos dos outros seres ao seu redor, e isso é encontrado em todos os mamíferos. Eles tem a capacidade de se colocar em nosso lugar, e sentem o mesmo que sentimos, motivo pelo qual nos seres