resumo Florence
No começo seus pais não a apoiaram e tentaram dissuadi-la da ideia, porém sem êxito. Florence recrutou um total de 38 mulheres e as levou consigo para Turquia, juntamente com mantimentos e suprimentos médicos.
Ela descobriu que a situação do hospital era pior do que imaginava. O hospital estava lotado de feridos, com ventilação inadequada e sem material hospitalar.
Houve grande resistência por parte dos médicos e comandantes, pois era proibida a presença de mulheres no exército. Mas com seu modo cortês e muita dedicação ao trabalho, ela tornou-se indispensável.
Durante o período da guerra viu que a falta de higiene e as doenças , como a cólera, matavam grande numero de soldados hospitalizados por ferimentos. Descobrindo que debaixo do hospital turco, passava um esgoto imundo, que trazia doenças aos enfermos. Assim desenvolveu pouco a pouco a melhora do hospital, mesmo com os médicos no início, indo contra seu trabalho. Todas as noites, Florence fazia a ronda, carregando uma pequena lamparina (hoje, símbolo da enfermagem) parando para cuidar ou confortar os pacientes insones. Os soldados a chamavam de Dama da lamparina. Além disso, diversificou a visão de enfermagem não só de intervenção direta no doente, ampliando as funções para o meio ambiente, organizando os serviços de lavanderia, rouparia, cozinha, almoxarifado e limpeza.
Conhece um médico durante a guerra a enamora-se com ele. Trabalhando no front de batalha, adquire uma “febre nova” como o filme narra e todo seu cabelo é cortado por uma das enfermeiras que andavam sempre com ela. Esta “febre