Resumo fisiologia vegetal
ESTRUTURA DA MOLÉCULA
As propriedades físico-química da água estão intimamente relacionadas à sua estrutura eletrônica, ou seja, derivam primeiramente da estrutura polar da molécula de água. O aumento da temperatura não rompe facilmente as ligações da água.
As fortes ligações entre as moléculas de água são devidas às formações de pontes de hidrogênio como conseqüência da estrutura da molécula.
PROPRIEDADE DE SOLVENTE
Por ser um solvente de largo espectro (“solvente universal”), a água dissolve a maior quantidade e variedade de substâncias do que qualquer outro solvente conhecido. Essa Excelente propriedade de solvente da água se deva à sua natureza polar e ao seu pequeno tamanho, possibilitando que ela seja um bom solvente para substâncias iônicas e para moléculas que contém resíduos polares como –OH ou –NH2 comumente encontradas em açúcares e proteínas. Como solvente, a água é quimicamente bastante inerte, atuando como um meio ideal para a difusão e as interações químicas de outras substâncias.
A água tem a capacidade de neutralizar cargas de íons ou macromoléculas, circulando-as de forma orientada com uma ou mais camadas, formando a chamada capa de moléculas de água ou camada de solvatação. Essa capa de hidratação reduz as probabilidades de recombinações entre os íons e as interações entre as macromoléculas, funcionando como um isolante elétrico.
A efetividade da água como isolante elétrico diminui com a concentração do soluto.
A água tem a tendência também de se ligar fortemente à superfície de colóides do solo, como argila, silte e areia, bem como à celulose e a muitas outras substâncias. Essas características de adsorção é de grande importância na relação solo – planta.
PROPRIEDADES TÉRMICAS
A água apresenta propriedades térmicas atípicas e biologicamente muito importantes, tais como elevados valores de ponto de fusão e de ebulição, de calor latente de fusão e de vaporização e de calor específico. Essas propriedades são