Resumo Fisiologia Respiratória
David Ferez
Prof Adjunto da Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia
Intensiva da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP.
1.
Estrutura e função
2.
Ventilação pulmonar
3.
Difusão dos gases
4.
Perfusão pulmonar
5.
Relação ventilação-perfusão
6.
Transporte de gases
7.
Controle da ventilação pulmonar
8.
Literatura consultada
1.
Estrutura e função pulmonar
Os pulmões, direito e esquerdo, têm forma grosseiramente cônica com um ápice, uma base e três lados. Seu peso depende da quantidade de líquido presente, em média pesa 900 gramas na mulher e 1100 gramas no homem. O pulmão direito é ligeiramente maior que o esquerdo e é responsável por 55% da função pulmonar total. O pulmão direito apresenta três lobos (superior, médio e inferior) enquanto o pulmão esquerdo apresenta apenas dois
1
(superior e inferior). Contudo, existe correspondência do lobo médio direito com a região do esquerdo chamada língula (figura 01).
Figura - 01 Lobos pulmonares. Superior, médio e inferior à direita e superior e inferior à esquerda.
Na cavidade torácica a pleura visceral é uma fina membrana de tecido conjuntivo-elástico que envolve os pulmões e suas reentrâncias de forma independente. A pleura parietal reveste toda a cavidade torácica em sua face interna. Em condições normais uma quantidade mínima de líquido, menos de 10 mililitros, está presente entre estas duas membranas. Este líquido é conhecido como líquido pleural.
O líquido pleural é um ultrafiltrado do plasma, secretado por linfáticos da pleura parietal e absorvido por linfáticos da pleural
2
visceral. A função principal do líquido pleural é lubrificar as superfícies do pulmão durante seu deslocamento nas fases inspiratória e expiratória (figura 02).
Figura - 02 Pleuras parietal e visceral e suas reflexões.
Apesar dos pulmões possuírem várias funções como a metabólica, endócrina etc, o seu principal papel é permitir que as trocas gasosas se realizem entre o ar do ambiente e o sangue.