Resumo filosofia
Pré- Socráticos:
A Grécia antiga não era um país, era formada por várias cidades estados chamadas “pólis”. Sua principal atividade econômica era o comércio marítimo. Para garantir seus interesses, os gregos fundaram diversas colônias encravadas em territórios de outros países, algumas delas implantadas através de guerras e invasões, outras estabelecidas através de acordos pacíficos com grandes reinos. É nessas colônias que a Filosofia surge e se desenvolve ao longo de quase dois séculos, antes de chegar à pólis de Atenas, onde encontra o seu apogeu na cultura helênica.
Os pré-socráticos criaram a filosofia. todas as obras escritas por esses pensadores acabaram perdendo-se ao longo dos milênios que historicamente nos separam deles. O pouco que nós conhecemos da filosofia dos pré-socráticos nos chegou, principalmente, a partir de textos de autores clássicos os quais citam trechos das obras que se perderam ou fazem alguma referência clara ao conteúdo de tais obras.
Os pré-socráticos podem ser classificados em cinco grupos: os jônios, os pitagóricos, os eleatas, os pluralistas e os atomistas.
Jônios:
Na a polis de Mileto, nasceu a Filosofia. Mileto foi o primeiro centro intelectual da Filosofia. Sua influência durou até a destruição total da cidade pelos persas. Além de Mileto, a pólis de Éfeso também se destacou como um centro de discussão filosófica na Jônia.
Aristóteles considera Tales de Mileto (640 - 562 a.C.) como sendo o primeiro filósofo, seguido de Anaximandro, Anaxímenes, ambos também de Mileto, e de Heráclito de Éfeso.
Considera Mileto o primeiro, pois ele buscava compreender a natureza sem buscar elementos sobrenaturais, somente naturais.
Tales:
Tentou determinar com precisão qual seria a matéria elementar de que é feita a natureza e a tentativa de aprimorar continuamente o conhecimento da natureza através da crítica racional das teorias já disponíveis. Além de filósofo, Tales se destacou na astronomia e na matemática e foi