RESUMO FILOSOFIA GERAL 1
1. O que é a Filosofia?
O termo “filosofia” é composto de dois termos gregos: “phílos”, que significa “amante” de ou “que gosta de” e “sophía”, que significa sabedoria. Assim pois, etimologicamente, o termo filosofia significa: amor à sabedoria.
O termo “filosofia” nasceu no “círculo socrático”, quer dizer, no círculo de SÓCRATES e dos discípulos dele, ou talvez antes ainda no “círculo pitagórico”, quer dizer, no círculo de PITÁGORAS e dos seus discípulos.
Eram chamados de “filósofos” os homens que buscavam a “sabedoria suprema”, quer dizer, “a sabedoria última e radical da vida e das coisas”, ou seja, o saber que busca a dimensão última e radical da vida e das coisas.
O termo filosofia tem 3 acepções básicas: forma de vida, doutrina sobre a vida e saber acerca das coisas.
Filosofia como Forma da Vida: é a filosofia entendida como vida filosófica, como viver filosoficamente
Filosofia como Doutrina Sobre a Vida: é a filosofia entendida, sobretudo, como resposta ao problema do sentido da vida e da existência humana.
Filosofia como Saber Acerca das Coisas: é a filosofia entendida como conhecimento intelectivo (no sentido mais amplo desses termos) acerca das coisas (abrangendo entre as coisas o homem e a sua vida).
O filósofo investiga e questiona a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos, por meio de análise, reflexão e crítica. Ele estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos. Reflete sobre questões éticas, morais, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, o tempo e a verdade.
Portanto, objeto de estudo da filosofia seria o próprio ser humano, seus conflitos, suas crenças, suas dúvidas e tudo aquilo que o cerca.
Surgimento da Filosofia:
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais - como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras –