Resumo - filme - tropa de elite 2
Atividade: Filme
Material: Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro.
Duração: 1h 55 min
“Sistema”, foi essa a palavra mais utilizada pelo Coronel Nascimento no filme Tropa de Elite 2. Ao contrário do anterior, cujo mal de toda sociedade se encontrava na periferia sob comando dos excluídos e marginalizados, o Coronel Nascimento bate de frente com algo maior e mais poderoso, dessa vez não basta uma simples chacina planejada e bem efetuada pelos “faca na caveira” para resolver.
Os policiais corruptos, agora livre dos bandidos, formaram milícias poderosas que não veem limites para continuar comandando a situação e lucrando em cima das comunidades. Utilizaram o poderio do BOPE para se ver livre dos traficantes poderosos e assim assumir o poder. O Coronel Nascimento, destituído do seu cargo no BOPE devido a uma contenção de uma rebelião que teve péssima repercussão, em razão da morte de um bandido na frente de um ativista dos Direitos Humanos que negociava o fim do motim. Nascimento assume o cargo de subsecretário da segurança e percebe que o buraco era bem mais embaixo do que ele pensava.
Havia um complexo esquema intrinsecamente ligado entre os comandantes das milícias e os políticos. Depois de toda crítica dele feita ao ativista dos Direitos humanos, ele percebe que no fim das contas, era ele que estava fazendo o jogo para as pessoas erradas. Havia criado um monstro sem saber, os marginais que o BOPE matava era apenas um detalhe no sistema, havia muita coisa por trás, e ele sem perceber fazia o que os figurões do poder queriam e usavam isso para seu jogo político.
Quando o Coronel Nascimento se dá conta de tudo que se passa por trás dos bastidores, ele tornar-se inimigo número um do sistema e por isso deve ser eliminado. A partir daí em um paradoxo com seus pensamentos antigos, ele passa atacar assim como os Intelectuais de esquerda atacavam as operações que o BOPE fazia. Ele se volta contra o sistema, e em uma CPI consegue