RESUMO FILME SOBRAL
SOBRAL – Homem que não tinha preço
O documentário conta a história de Heráclito Fontoura Sobral Pinto, mais conhecido como “SOLBRAL PINTO”, um homem simples, e que se tornou um exemplo de dignidade e força de vontade. Foi um jurista brasileiro que ficou nacionalmente conhecido como um grande e ferrenho defensor dos direitos humanos, mais precisamente no período da ditadura do Estado Novo e a ditadura militar instaurada em 1964.
Iniciou sua carreira como advogado de Direito Privado e, acabou exaltado por ser um brilhante criminalista e defensor de perseguidos políticos. Foi uma pessoa de muita coragem e ética, inabalável, que colocou a justiça acima de qualquer coisa, seja interesse, família ou qualquer ideologia. Enfrentou a ditadura, a opressão e a covardia de forma incansável, chegou a ser preso, e tornou-se um dos maiores defensores dos direitos humanos que o Brasil conheceu, o filme apresenta a luta por justiça de Sobral.
Durante a ditadura salvou diversas vidas, defendendo pessoas que certamente ao serem presas seriam mortas, de forma brilhante atuava em audiências e defendia a inocência de diversos presos políticos, além disso, pedia por condições de tratamento digno da pessoa humana, tendo em vista que naquela época era comum que presos fossem torturados e tratados como animais, não muito diferente é a nossa atualidade.
Sobral defendeu a constituição com garra, não se vendia, prova disso foi à recusa de causas milionárias, acreditava na justiça, deixava isso bem claro em qualquer exposição de pensamento e para ele, somente através dela era possível mudar a história de nosso país.
No fim da carreira, recusou convite do presidente Juscelino Kubitschek de assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal, para que não supusessem que o seu apoio a candidatura do mesmo fosse movida por interesse pessoal.
Além do caráter, do brilhantismo, da honestidade e da esperança, Sobral é um exemplo de dedicação e fé, um puro e