Resumo Filme Os Pilares da Terra
Episódio 4: Obra dos Anjos
O filme em que assistimos se passa durante a Idade Média, em meados do século XII. Neste século, acontecimentos importantes ocorreram, como a guerra civil entre a Inglaterra e a França, a Anarquia e também o Reinado do Rei Stephen. O filme, além de mostrar o dia a dia daqueles que trabalhavam para a Igreja, também mostra o desenvolvimento da arquitetura gótica a partir da arquitetura da românica, com a construção de uma catedral na cidade ficcional de Kingsbridge.
Durante todo o filme, a construção da catedral é exaltada, mostrando o esforço e a vontade de dar o seu melhor por aqueles que trabalhavam para ergue-la, com o objetivo de serem recompensados por Deus. Uma cena do filme que me chamou muito a atenção, foi a de um casal brigando. A mulher, reclamava da falta de atenção, e alegava que o marido passava mais tempo na catedral do que em casa, ela dizia: “A catedral é a sua vida”. Na idade média, era muito comum esse comportamento, pelo fato da sociedade ser teocêntrica (acreditavam que o Deus estava no centro do Universo,), e então, além de respeitarem muito a Igreja, fazendo com que a mesma mandassem nos homens, suas manifestaçōes artísticas eram grandiosas para exaltar o poder divino, e frizar a nossa pequenisse em frente a ele.
A catedral construída apresenta características góticas bem marcantes, as quais consegui observar durante o filme. A principal é o uso de arcos ogivais que permitiram a construção de abóbodas de nervuras, assim como os pilares, que proporcionaram paredes menos grossas para suportar a estrutura. Elementos externos denominados arcobotantes e contrafortes foram responsáveis pela manutenção do equilíbrio da construção, compensando o peso desmedido das abóbodas. Com essas utilizaçōes as igrejas puderam ser mais altas, frizando a grandiosidade religiosa. Tudo era voltado para o céu e para Deus, como exemplo as torres com pontas agulhadas. A entrada, diferente