Resumo Filme: Black Bloc

375 palavras 2 páginas
Filme: Black Bloc

O documentário relata o momento que inicializou o movimento Black Bloc. Em protesto a uma reunião do G8,reuniao dos oito países mais ricos, manifestantes foram as ruas lutas pelos seus interesses. A manifestação passou-se em Genova, na Itália. A manifestação de inicio tinha um clima bem pacifico apesar de estar presente uma quantidade bem significante de pessoas estas nas quais a maioria estrangeira, que é o caso de todo o grupo em que relata o documentário.
A manifestação seguia dentro dos padrões ate a policia intervir, nas ruas mesmo a luz do dia foi possível perceber a força policial abusiva em meio aos manifestantes, carros do tipo exercito, abuso de poder e pouca vontade de esconder que estavam ali pra passar a mão ou tentar uma pacificação. A policia chegou mesmo com força de guerra, mostrando quem mandava.
A esta forma brusca de intervir os manifestantes recuaram e procuram abrigo em uma escola, a qual foi passada a eles que lhes dariam abrigo para passar a noite, já que a sua maioria eram estrangeiros. Não satisfeitos com o abuso feito a luz do dia a policia invadiu a escola onde eles estavam e como uma forma de aviso, do tipo saia do meu país ou aqui o negocio é diferente, não se conhece direitos humanos por lá.
A policia espancou, torturou, humilhou e prendeu todos que lá estavam. Sem nenhuma tentativa de conversa ou respeito com o ser humano. Foram muitas agressões sem diferença de sexo ou cor, sem nenhuma reação. Todos tratados como animais, sem a mínima possibilidade de defesa. Em depoimento uma integrante relatou que ao saírem eles cuspiram nos corpos bastante machucados no chão. Não achando pouco ainda levaram eles presos e alguns ainda mais torturados e violentados. Dos noventa e poucos um morreu.
Como se foi discutido em sala fica a pergunta, e o outro lado da historia? Mas ate onde o Estado pode interferir com tamanha violência? Um povo instruído aumenta o poder de reivindicação, esse clima de repressão violenta gera

Relacionados

  • PALESTRA A viol ncia na Rep blica brasileira06112013
    9228 palavras | 37 páginas
  • POrtfólio
    6201 palavras | 25 páginas
  • Diaz - Politica e Violencia
    912 palavras | 4 páginas
  • traballho de filosofia
    985 palavras | 4 páginas
  • Movimentos sociais
    9300 palavras | 38 páginas
  • atualidade 1º semestre 2014
    20314 palavras | 82 páginas
  • Direito de Manifestação
    5115 palavras | 21 páginas
  • Não violência
    37095 palavras | 149 páginas
  • GILROY Paul O Atl Ntico Negro
    131339 palavras | 526 páginas
  • Violencia Slavoj Zizek
    83304 palavras | 334 páginas