Resumo - Feitas para vencer
O Bom é inimigo do ótimo - O que uma empresa precisa fazer para deixar de ser boa e ser excelente? Na verdade a pergunta correta seria, o que uma empresa não precisa fazer para deixar de ser boa e passar a ser excelente? Esse é o moinho principal que move o livro “Empresas feitas para vencer. Após ler esse livro algumas frases como “Não temos ótimas escolas, porque temos boas escolas” e “Não temos um governo excelente, sobretudo porque temos um bom governo”começam a fazer sentido. A base desse livro foi um estudo de 10 anos realizado pela equipe do autor, que reuniu empresas que conseguiram atingir marcas incríveis com a constância de 15 anos.
Tenha líderes nível 5 e mantenha sua fé - Logo no início do livro os pontos principais para a construção da excelência são identificados e um dos principais é a liderança, que foi identificada e nomeada como liderança nível 5, e o que significa isso? São líderes diferenciados e discretos e com grande força de vontade. Primeiro escolhem os integrantes de sua equipe de trabalho e em seguida elaboram a estratégia da empresa. São líderes quietos e reservados mas que se destacam por uma personalidade forte, misturando humildade pessoal com uma firme vontade profissional. A fé e a disciplina são outros pontos fortes na caminhada da excelência; O estudo comprova que nas empresas feitas para vencer a verdade é sempre enfrentada de frente, sem medo e os colaboradores são motivados a acreditar que no final tudo dará certo, devem ser movidos por uma fé inabalável e muito disciplinados para superar as realidades mais difíceis. Funcionários disciplinados não causam preocupação aos líderes e não precisam ser guiados por regras burocráticas, o que os deixa mais livres para trabalhar, criar e pensar.
O Conceito do porco espinho e a importância da cultura de disciplina - Consistência se mostra como um dos principais aceleradores para o crescimento das empresas feitas para vencer. Esse conceito