Resumo Expandido Sbpc Allan CORR
743 palavras
3 páginas
TIPO DE TRABALHO: Pesquisa CientíficaÁREA: Engenharias / Engenharia Florestal
ESTRUTURA HORIZONTAL DA ESPÉCIE ARBÓREA <i>Inga laurina </i> (Sw.) Willd. EM UMA ÁREA DE VARZÉA NO ESTADO DO AMAPÁ
Allan Jhonathan da Silva Gomes
Depto.de Ciências Biológicas – UNIFAP
Wegliane Campelo da Silva Aparício
Prof. Dra./Orientadora-Depto de Biologia-UNIFAP
Perseu da Silva Aparício
Prof. Dr./Co-orientador-Depto de Engenharia Florestal-UEAP
INTRODUÇÃO
O Estado do Amapá possui uma área total de 14,3 milhões de hectares, sendo que mais de 3% são compostos por florestas de várzea estuarina, considerada uma área rica em espécies madeiráveis e não madeiráveis (QUEIROZ et al., 2005). Não há registros de desmatamento considerado de grande escala, no entanto os recursos florestais são extraídos irregularmente, sem um planejamento. O que pode acarretar em reduções significantes dos recursos florestais em níveis alarmantes. Entre as espécies mais exploradas e utilizadas no setor madeireiro e não madeireiro destaca-se o ingá branco <i>Inga laurina</i> (Sw.) Willd. Uma espécie da família Fabaceae. É utilizado para fabricação de caixotarias, brinquedos, lápis, e também seus frutos são utilizados como alimento. Desta forma se faz necessário medidas e estudos que controle a exploração. Para Souza et al. (2006), qualquer intervenção em determinada floresta deve ser precedida por um inventário, que forneça estimativas legítimas dos parâmetros fitossociológicos, para determinar quais espécies e números de indivíduos que podem ser explorados ou mantidos na área, de forma que a reprodução seja garantida.
OBJETIVO DO TRABALHO
Verificar se a estrutura da espécie <i>Inga laurina</i> (Sw.) Willd., tem sido afetada pela proximidade da área de estudo com a área urbana.
MATERIAIS E MÉTODOS
O presente trabalho foi realizado numa área de floresta de várzea no município de Macapá-AP, a partir da localidade do igarapé da Fortaleza (0º 2’ 42.58” S e 51º 8’ 11.05” O) em direção a gruta do Zerão