Resumo Expandido - Instituto Nacional de Educação de Surdos
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DFE – DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/VESPERTINO
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSORA: NAILDA BONATO
INES - INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
GRUPO:
BIANCA DIAS
CAMILA ROCHA
GABRIELA FAUSTINO
MARIA LUIZA NASCIMENTO
MÍRIAN LOPES
Rio de Janeiro
JULHO/2013
INTRODUÇÃO:
O tema do trabalho é o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), escolhemos esse tema porque se trata de uma Instituição muito importante para a história do país e por ser uma referência para os assuntos de educação, profissionalização e socialização de surdos. A forma que seguimos para fazer o trabalho foi por meio de visita ao Instituto, com o material que ganhamos durante a mesma e no site da própria Instituição.
RESUMO DO CONTEÚDO:
O Atual Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês E.Huet. Em junho de 1855, Huet apresenta ao imperador D.Pedro II um relatório cujo conteúdo revela a intenção de fundar uma escola para surdos no Brasil. Nesse documento, também informa sobre a sua experiência anterior como diretor de uma instituição para surdos na França: o Instituto dos Surdos-Mudos de Bourges.
Era comum que surdos formados pelos Institutos especializados europeus fossem contratados a fim de ajudar a fundar estabelecimentos para a educação de seus semelhantes. Em 1815, por exemplo, o norte-americano Thomas Hopkins Gallaudet (1781-1851) realizou estudos no Instituto Nacional dos Surdos de Paris. Ao concluí-los convidou o ex-aluno dessa instituição. Laurent Clerc, surdo, que já atuava como professor, para fundar o que seria a primeira escola de surdos na América. Portanto, podemos compreender que a proposta de Huet correspondia a essa tendência.
O governo imperial apoia a iniciativa de Huet e