resumo expandido economia
Palavras-chave: economia, comércio, internacionalização, política, subdesenvolvimento.
Resumo:
Tem o intuito, este resumo, explicar e esclarecer o que é, a quem pertence, o que faz e o que planeja a sigla que se refere a um bloco de países em desenvolvimento, BRIC, composto por Brasil, Rússia, Índia e China.
Introdução
A sigla que se refere a quatro países em desenvolvimento foi criada pelo economista internacional Jim O’neill a partir de um estudo chamado Construindo Melhor a Economia Global dos BRICs.
A intenção da redação presente é identificar o por quê do acrônimo, assim como suas realizações passadas e o que apresentam para o futuro, além do que foi decidido em tempo presente.
Desenvolvimento
O acrônimo foi desenvolvido por Jim por identificar um bloco (“bric” em inglês) de países que possuem as mesmas características de desenvolvimento atualmente, desde a virada do século, ressaltando que estes tornar-se-iam futuramente as potências econômicas mundiais. Vale ressaltar que o conjunto de países não é uma aliança comercial com a União Europeia, tampouco um bloco econômico como o MERCOSUL. Os Brics fazem parte de um “clube político”.
Tal grupo político, com suas semelhanças como o rápido crescimento, têm se aliado para formar um tipo de influência, com seus respectivos líderes.
Ao mudarem sua política passada pelo capitalismo, os países em destaque estabeleceram semelhanças como no fim da Guerra Fria. Foram reformas que contabilizaram para o surgimento de novas escolas, novos hospitais, novas linhas de transmissões, fortalecendo para o surgimento de caminhos de desenvolvimento ímpares.
A partir de uma tabela feita pela revista americana The Economist observa-se uma relação interessante de paridades como tamanho da área de cada país, população absoluta, produto interno bruto, índice de desenvolvimento humano e consumo de eletricidade.
Porém, algumas críticas são feitas sobre a aliança comercial. São críticas feitas com