Resumo expandido de artigo
Isabella Cristina Jeunon¹; Ana Paula Martins².
¹Graduando do Curso de Educação Física da FUNEDI; ²Professora da FUNEDI
INTRODUÇÃO:
O artigo tem como abordagem uma parte de uma pesquisa de doutorado em Educação, na UNICAMP. O objetivo do trabalho é o de discutir possibilidades do ensino – aprendizado da capoeira nas aulas de educação física escolar, assim tentando compreende – lá como linguagem corporal na qual sua gestualidade, sua musicalidade, seus aspectos históricos e sua ritualidade na composição de um acervo para apropriação dos alunos.
No processo de ensino – aprendizado da capoeira devemos levar em consideração a ambiguidade desta manifestação cultural. As pessoas lutam, jogam, brincam, dançam capoeira e isso faz do seu aprendizado algo bastante enriquecedor. Além disso, deve – se levar em conta sua historicidade contextualizando – a socialmente, pois se trata de uma produção cultural.
METODOLOGIA:
Foi utilizada na pesquisa a metodologia do tipo qualitativa, englobando um trabalho de campo dividido em duas fases, a saber: acompanhamento de um Curso de Capoeira para professores de educação física que atuam no ensino fundamental da rede pública da Região Metropolitana de Campinas; e o acompanhamento das aulas de capoeira desenvolvidas por duas professoras no contexto da educação física, para turmas de 1ª a 4ª série do antigo ensino fundamental.
RESULTADOS:
O curso para os professores foi realizado de março a junho de 2007, com encontros semanais que totalizaram 15 encontros. Os encontros foram realizados às sextas – feiras, em uma quadra externa da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O planejamento das aulas de Capoeira foi feito pelo Mestre convidado e pela pesquisadora, sendo as aulas ministradas pelo Mestre. A divulgação do curso foi realizada aos professores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Escolar