RESUMO EXPANDIDO CARTA DE BURRA E NORMAS DE QUITO

934 palavras 4 páginas
RESUMO EXPANDIDO CARTA DE BURRA E NORMAS DE QUITO

RESUMO
Cartas servem como uma norma de prática para quem proporciona aconselhamento, toma decisões ou executa obras em sítios com significado cultural incluindo os proprietários, os gestores e as custódias. Esses sítios com significado cultural enriquecem a vida das pessoas proporcionando muitas vezes um profundo e inspirador sentido de ligação à comunidade e a paisagem, ao passado e as experiências vividas. Podem ser registros históricos que se tornam importantes como expressões tangíveis da identidade e da experiência do país. Sítios com significado cultural refletem a diversidade das nossas comunidades dizendo-nos quem somos e qual foi o passado que nos formou, assim como se formou a paisagem do local, eles são insubstituíveis e preciosos. Tais lugares devem ser conservados para a geração atual e futura.
PALAVRA-CHAVE: Cartas Patrimoniais; Carta Burra; Norma Quito;
ABSTRACT
KEY-WORDS:
1. INTRODUÇÃO

A Carta de Burra e Norma de Quito tem como principal objetivo fixar os cuidados para com o bem cultural. Elas indicam linhas de orientação para a conservação e para a gestão dos sítios com significado cultural. A Carta de Burra pontua-se uma série de recomendações para a conservação e restauro afirmando a manutenção de um entorno adequado e o respeito a qualquer modificação que aconteça ao longo do tempo. Na Norma de Quito são apresentadas propostas para a utilização do patrimônio, levando em consideração o panorama de transformação de áreas de poucos recursos econômicos. A valorização do bem patrimonial associa-se ao desenvolvimento econômico e social dos locais.

Vemos na Carta de Burra que o ponto fundamental levantado é a definição do patrimônio pelas relações do espaço, da paisagem e da trama urbana adjacentes, definindo a importância do edifício e do conjunto arquitetônico. Elege-se o estado como responsável pela salvaguarda do monumento, aconselhando- o a elaborar a legislação que

Relacionados