Resumo Exames sanitários da Agua
A água é utilizada para diversos fins, em empresas, na agricultura, nos municípios, enfim ela esta praticamente em todas nossas atividades. Geramos facilmente efluentes tóxicos, assim contaminando a água. Em qualquer caso de poluição da água, as análises realizadas são as mesmas, porém cada valor de cada caso significará um grau de contaminação ou não dependendo do local ou estágio de tratamento em que foi feita a coleta.
As impurezas encontradas nas águas são formadas por diversos componentes que por sua vez alteram o grau de pureza. Estes componentes fornecem características que uma água possui podendo ser físicas, químicas e biológicas, os valores encontrados nestas características indicam os parâmetros de qualidade de uma água.
Características Físicas: as impurezas estão relacionadas aos sólidos presentes na água;
Características Químicas: são formadas por substâncias orgânicas ou inorgânicas;
Características Biológicas: é fornecida por microrganismos que podem ou não estar vivos.
A qualidade da água é definida a partir de estudos de parâmetros – físicos químicos e biológicos – que expressam características:
Físicas: cor, odor, sabor, turbidez, temperatura, condutividade elétrica, teor de matéria sólida.
Químicas: Orgânicas – DBO, DQO, COT, hidrocarbonetos, etc.; Inorgânicos – pH, acidez, alcalinidade, dureza, boro, cianetos, ferro, etc.
Biológicas: anfíbios, plankton, macrofitas, etc.
Exames Físicos
Cor (mg Pt-Co/L)
A água pura é incolor, porém com a presença de sólidos ela adquire cor. Pode adquirir cor com a poluição com águas residuárias, esgoto doméstico, com presença de metais, resíduos orgânicos. A cor da água pode ser classificada em:
Cor aparente: é a cor causada por matérias em suspensão.
Cor verdadeira: é a cor devida aos extratos vegetais ou orgânicos que são coloidais.
A determinação da cor é feita por comparação visual da amostra com soluções coloridas de concentrações conhecidas. Também se pode