Resumo eugênio kusnet
Curso: Teatro Disciplina: Projeto Experimental I – Teatro 1º Ano – A Resumo: Eugênio Kusnet - Ator e método
Ciência e Arte – as verdades da ciência – até certo ponto – são inquestionáveis, já o caso da arte pode experimentar e vivenciar formas diferentes do fazer artístico. Por outro lado as duas matérias precisam do ato empírico para existir.
Verdades da Arte e do Ator – o ator no campo artístico é o elemento de maior importância. Todas as partes adicionais contidas no teatro são secundárias, pois a ação cênica só acontece se o ator estiver em cena.
Teatro, Representando o Espírito Humano – qualquer estilo teatral é considerável, desde que haja espectador, pois ele é um integrante de muita importância. A força do teatro é tão grande que convence - mesmo que momentaneamente- o espectador a envolve-se com o tema sugerido em cena, de acordo com suas convicções pessoais.
Fé Cênica – é o estado que torna a aceitação espontânea de uma ação alheia como se fosse nossa.
Como conseguir a Fé Cênica – uma das formas de obter essa “fé cênica” é através da imagem que precede em raciocínio coerente; a verdade cênica é a veracidade com aquilo que não existe, mas poderia. Deve haver entrega no que está interpretando, pois cabe o exemplo do senso comum do mentiroso, ele só pode enganar seu ouvinte se acreditar fielmente em seu conto.
Objetivos da Personagem – quando o ator não consegue interessar-se pelos problemas da personagem, sua atuação esta fadada a interpretação mecânica, ou seja, superficial. É preferível buscar objetivos em comum com a personagem, para que tenha certa intimidade com o tema abordado.
Objetivos do Ator – primordialmente é convencer o espectador da realidade vivida cenicamente, durante o espetáculo o ator não deve se interessar pela platéia, pois, os objetivos e problemas só dizem respeito ao grupo cênico.
Lógica da Ação – é o processo que se passa na vida real e como se deve conferir no teatro.