resumo estudos do direito no brasil
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
WILLIAM LIBARINO SENA
A pesquisa em Direito: diagnóstico e perspectivas
ITABUNA – BA
2015
WILLIAM LIBARINO SENA
A pesquisa em Direito: diagnóstico e perspectivas
Trabalho requisitado para obtenção de Nota parcial do 1 semestre, na disciplina de Metodologia do trabalho para professora Vitoria Alves. Faculdades de tecnologia e ciências – FTC.
ITABUNA-BA
2015
De acordo com artigo a pesquisa em direito comparada a áreas humanas tem um relativo atraso por causa do: Isolamento em relação a disciplinas das áreas humanas e confusão na pratica profissional e pesquisa acadêmica
A pesquisa em ciências humanas alcançou patamares internacionais, já a pesquisa em direito acompanhou o mesmo crescimento quantitativo, embora não atingindo o mesmo nível internacional. E para alcançar um nível nacional ou internacional de pós graduação a área do direito precisa constituir-se como um espaço científico mais denso e para que isso aconteça e preciso uma boa fonte de dados e análises e não só especulações.
A pesquisa em direito e feita de uma forma debandada, pode ser feita em institutos independentes, programas de pós graduação e em instituições de ensino superior onde supostamente reside a principal fontes de elaborações de pesquisas.
O pais (hoje) tem 52 programas de pós graduação reconhecidos na área de CSA. Com esse grande número a pós graduação em direito se tornou a segunda subárea dentro de sua grande área. Esse grande número de programas foi movido dinâmicas específicas em relação aos cursos de mestrado e de doutorado.
O avanço da pesquisa em humanidades é importante para renovar o acervo da “tecnologia jurídica” que seria os modos de constituição de aperfeiçoamento de no âmbito das instituições sociais e políticas.
Escolher entre uma formação profissional e uma formação científica já foi um dilema enfrentado pela formação jurídica nos Estados unidos. As faculdades de direitos americanas