Resumo estudo de benchmarking em gerenciamento de projetos 2007
Com Ênfase em PMI
Vagner Barbosa de Lima RA 201280124
Resumo Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos 2007
O Benchmarking é um processo continuo para comparar as organizações e tem por objetivo apresentar um perfil de importantes setores da economia, no que diz respeito à gerenciamento de projetos, este estudo aborda oito aspectos importantes para identificar as melhores praticas em gerenciamento de projetos desenvolvidos nas organizações participantes do estudo. Os aspectos abordados neste estudo foram: Gestão de Portfólio de Projetos, Project Management Office, Tecnologia de Suporte, Desenvolvimento Profissional, Processos e Metodologia, Estrutura Organizacional, Cultura Organizacional, Desempenho e Resultados.
Os resultados do estudo foram apresentados em três perspectivas:
1.Perspectiva Geral – Resultados considerando todas as organizações participantes.
2.Perspectiva do Setor – Resultados considerando os agrupamentos de setores definidos para a pesquisa. Os setores foram agrupados de acordo coma quantidade de Organizações participantes no estudo para cada setor.
3.Perspectiva por Porte de Projeto – Resultados considerando os agrupamentos por porte de projetos desenvolvidos nas organizações, separados em quatros perspectivas, considerando os orçamentos das organizações para os projetos.
A técnica utilizada para o estudo esta fundamentada em uma metodologia eficaz e estruturada. Como segue abaixo no quadro demonstrativo.
[pic]
Quanto ao estudo pode-se observar ligeira queda no orçamento médio dos projetos, com a participação de empresas de menor porte, mas a resistência ao Gerenciamento de projeto também regrediu, assim como o percentual de empresas que raramente planejam seus projetos. O dado interessante e que a profissão de Gerenciamento de Projetos aumentou significativamente com relação ao ano anterior chegando aos 53%. Os benefícios mais claros indicados pelas organizações foram: O maior