Resumo Estratégias do Oceano Azul
PROF. DR NÉRIO AMBONI – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II
RESUMO DO LIVRO “A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL”
Com a inovação e a tecnologia da informação cada vez mais moderna nos tempos atuais de globalização, as empresas necessitam cada vez mais de estratégias para mantê-las e ainda crescer no mercado. Pensando assim os autores W. Chan Kim e Renee Mauborgne trouxeram “A Estratégia do Oceano Azul”, um novo conceito que propõe a busca de um novo espaço inexplorado, tornando irrelevante a concorrência onde para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras e buscar a inovação. Apresenta dois ambientes claros de mercado onde as empresas atuam. Os “oceanos azuis”, que se caracterizam por espaços de mercado inexplorados, pela criação de demanda e pelo crescimento altamente lucrativo, onde a competição é irrelevante, pois as regras do jogo ainda não estão definidas. E os “oceanos vermelhos” onde as fronteiras já são definidas e as regras do jogo já são conhecidas e as empresas tentam superar suas rivais para abocanhar uma maior fatia de demanda existente.
A obra tem como foco principal a abordagem das empresas nos dias de hoje. Ela retrata o mercado que fica cada vez mais saturado, e as perspectivas de lucro e crescimento ficam cada vez menores.
Embora as condições econômicas indiquem a necessidade crescente de seguir estratégias do oceano azul, ainda predomina-se a crença generalizada de que as chances de sucesso são mais baixas quando as empresas se aventuram além dos mercados de espaços existentes, mas nunca se pode falar em estratégia sem oportunidade e risco.
Com os pontos abordados, tenta-se combater este desequilíbrio, ao propor uma metodologia de apoio à tese do oceano azul apresentando ferramentas e modelos analíticos para alcançar o sucesso. As empresas