Resumo - Estratégias de empresas para engenharia
1. Barreiras à entrada;
2. Competências essenciais;
3. Expansão da empresa;
4. Forças competitivas;
5. Estratégias genéricas;
Dica: Serão três questões e cairão três destes tópicos em nossa prova.
1. Foram colocados dois tipos de estrutura de mercado:
a. Concorrência perfeita: empresas menores, muitas empresas e produtoras de produto homogêneo; Ideia: negócio lucrativo faz com que apareçam mais empresas naquele ramo de atividade.
b. Concorrência oligopólio: Empresas maiores, poucas empresas e produtoras de produtos diferenciados; Ideia: conseguem impor barreiras à entrada de novos concorrentes e isso faz com que as empresas estabelecidas tenham um poder de marcar preços que não atraem novos competidores.
i. Em qual situação as empresas tem um maior poder de determinar o preço (praticar preço acima do custo)? Na concorrência perfeita, se o custo é vinte, deve ser vendido por vinte porque há muita concorrência e se você subir o preço, outras roubarão o seu cliente. No oligopólio é possível determinar o preço. ii. Mas o que permite isso? Os obstáculos chamados barreiras à entrada.
c. Há uma relação entre um mercado mais ou menos concentrado, barreiras à entrada e o poder de se estabelecer preços mais elevados. O tamanho da barreira delimita até que ponto as empresas estabelecidas tem o poder de marcar o preço.
i. Quais são as barreiras à entrada?
1. Investimento inicial: se é necessário um investimento inicial muito grande para entrar em um setor, pode ser essa a inibição que faz com que não entre naquele mercado;
2. Acesso ao financiamento: investimento alto e financiamento dificuldade são uma das grandes barreiras;
3. Economias de escala (IMPORTANTE!) (Ideia: diluição dos custos fixos na proporção em que se aumenta a escala de produção – para funcionar uma empresa custa (fixo) $ 100,00 e para produzir cada unidade há um custo variável de $10,00, então um único produto custa $110,00. Se produzir 10 unidades terá um