Resumo Escala de Temperaturas
É o ramo da física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume. A termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento.
- Definição macroscópica e microscópica de temperatura
A temperatura é uma propriedade macroscópica relacionada com o tato. O sentido do tato não permite medir a temperatura com rigor, porque é subjetivo. Os instrumentos que quantificam a temperatura sem subjetividade são os termômetros, que foram primordialmente introduzidos por Galileu Galilei (1564-1642). O funcionamento do termômetro baseia-se na Lei Zero da Termodinâmica. Esta Lei afirma que:
“Dois sistemas A e B, postos em contacto, acabam por alcançar um estado de equilíbrio térmico. Se A e B estiverem, separadamente, em equilíbrio térmico com um terceiro sistema C, estarão também em equilíbrio térmico um com o outro (Guémez e Fiolhais, 1998).”
Quando dois corpos a temperaturas diferentes são colocados em contato, ocorre transferência de energia, sob a forma de calor, do corpo com uma temperatura mais elevada para o corpo de temperatura mais baixa, até ficarem ambos à mesma temperatura, atingindo-se desta forma o equilíbrio térmico. Estes conceitos foram introduzidos em 1909 pelo matemático alemão Constantin Carathéodoty (1873-1950) e só mais tarde reconhecidos como lei.
Do ponto de vista microscópico, “a temperatura é apenas uma medida diferente da energia cinética média das moléculas (Gerthsen, Kneser, e Vogel, 1998)”.
Resumindo:
É comum associar a ideia de temperatura à sensação de quente ou frio que temos, quando tocamos num objeto. No entanto, trata-se apenas de uma indicação qualitativa, e que é extremamente subjetiva, pois provém unicamente dos nossos sentidos e da interpretação que deles temos.
Dois objetos constituídos por materiais diferentes que estejam à mesma temperatura, podem causar sensações distintas. Por exemplo, um chão provoca normalmente uma sensação de frio, enquanto que uma