Resumo Erich Fromm
IDÉIA CENTRAIS: ERICH FROMM, BUSCA PESQUISAR A CRESCENTE ALIENAÇÃO (PESSOA QUE NÃO TOMA CONHECIMENTO DOS PROBLEMAS SOCIAIS E NÃO TEM CONSCIÊNCIA DOS SEUS DIREITOS) DO HOMEM NA SOCIEDADE COMTEMPORÂNEA E ANALISAR AS POSSÍVEIS ALTERNATIVAS PARA UMA TAL DESUMANIZAÇÃO.
CONFLITO DE ÁREAS QUE O AUTOR: A ESTRUTURA INTERNA DA PERSONALIDADE COM SUAS POTENCIALIDADES E CONFLITO X PROBLEMAS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS, OU SEJA, ERICH FROMM BUSCA UMA VISÃO INTEGRADA DESTES DOIS ASPECTOS INSEPARÁVEIS DO PROBLEMA HUMANO: O INDIVIDUAL (ESTRUTURA INTERNA DA PERSONALIDADE) E COLETIVO (PROBLEMAS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS).
TRIUNFO DO CAPITALISMO: O HOMEM PERDEU SEU LUGAR NA SOCIEDADE TORNANDO-SE UMA MERCADORIA E A TECNOLOGIA SE IMPÔS, CRIANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE MANIPULAÇÃO, FEZ COM QUE A META DE PRODUÇÃO NÃO FOSSE MAIS A SATISFAÇÃO INTELIGENTE DAS NECESSIDADES E SIM O LUCRO.
SINTOMAS: É O CULTO À POUPANÇA, O ORGULHO PELA PROPRIEDADE, PELA POSSE DAS COISAS, O ESPÍRITO DE CONCORRÊNCIA, O INDIVIDUALISMO, A AGRESSIVIDADE, A EXPLORAÇÃO E O CONSUMO.
RESULTADO DOS SINTOMAS: SURGIMENTO DE GRANDES MOVIMENTOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS DO SÉCULO XX. O SOCIALISMO SURGIU COM O OBJETIVO DE ACABAR COM A EXPLORAÇÃO DO HOMEM PELO HOMEM, NO ENTANTO OS LIBERAIS DIZIAM TRABALHAR PARA LIBERTAR O HOMEM DAS AUTORIDADES IRRACIONAIS.
PREOCUPAÇÃO COM O NOVO ESPECTRO (PRESENÇA, VISÃO): A SOCIEDADE ESTÁ COMPLETAMENTE MECANIZADA, DEDICADA À MÁXIMA PRODUÇÃO E CONSUMO DE BUROCRATIZAÇÃO E DIRIGIDA POR COMPUTADORES. O HOMEM, O SEU PENSAMENTO, CEDEM LUGAR AOS COMPUTADORES E AS FORÇAS IDEOLÓGICAS GOVERNAMENTAIS, CONTROLANDO AS ESTRUTURAS SÓCIO-ECONÔMICAS, DITANDO ASSIM OS DESTINOS E AS OPÇÕES DO HOMEM.
CONSEQUÊNCIA DO NOVO ESPECTRO SOBRE O HOMEM: A SOCIEDADE ALIMENTADA PELA IDEOLOGIA DA PRODUÇÃO E CONSUMO TRAZ À TONA O FENÔMENO DA ALIENAÇÃO HUMANA. O HOMEM DESCOBRIU SIM MEIOS EXTRAORDINÁRIOS DE DOMINAR A NATUREZA, MAS ACABOU PERDENDO O