RESUMO ENTREVISTA TANIA BRAGA
Para a professora Tânia Braga Garcia, além dos livros tradicionais, existem outros materiais didáticos produzidos em diferentes suportes e com diferentes funções, cujos resultados no ensino e aprendizagem ainda precisam ser avaliados. embora alguns materiais possam ser usados em diferentes disciplinas, cada conteúdo necessita de um tipo específico de material, que possa contribuir, de modo efetivo, para o estabelecimento de algumas condições favoráveis ao ensino e à aprendizagem. Os materiais didáticos contribuem para estabelecer algumas das condições em que o ensino e a aprendizagem se realizam e, neste sentido, eles têm uma grande importância e podem cumprir funções específicas, formas pelas quais eles participam da produção das aulas. De forma geral, que eles se constituem em uma das mediações entre professor, alunos e o conhecimento a ser ensinado e aprendido.
A produção de conhecimentos sobre os materiais didáticos, ganhou centralidade nos últimos anos, mas ainda temos pouca literatura que discute o tema no campo da Didática Geral. Tânia Braga acredita que o material didático é mediador, cada conteúdo a ser ensinado e aprendido necessita um tipo específico de material, que possa efetivamente contribuir para estabelecer algumas condições favoráveis para o ensino e a aprendizagem. A forma como o professor organiza o trabalho deve privilegiar a especificidade do conhecimento que deseja ensinar, por exemplo o conhecimento artístico ou o histórico. Apesar da diversidade de formas nas quais eles se apresentam, têm características comuns, uma vez que, em tese, contêm os conteúdos que devem ser ensinados e também indicam caminhos pelos quais isso poderia acontecer, tanto por meio de sua estruturação didático-metodológica quanto pelas atividades propostas.
Segundo mostram algumas pesquisas, que ainda são poucas, tanto no Brasil como em outros países, ao mesmo tempo em que alguns professores