Resumo Entre o Bem e o Mal
Como todos nós somos diferentes uns dos outros, sempre julgamos as pessoas segundo nossos valores, essas atitudes se referem a:
* juízos de realidade: quando partimos do fato de que aquilo que julgamos existe.
* juízos de valor: quando atribuímos as pessoas ou objeto qualidades ou defeitos. Os valores podem ser lógicos, utilitários, estéticos, afetivos, econômicos, religiosos, éticos. O que são valores? Os valores são coisas que herdamos, que nos são colocados desde pequenos, como a cultura das coisas que nos rodeiam que tem seus significados já ditos, como se comportar, como falar diante alguns momentos, as ideias do que achar bonito ou não, quais os direitos e deveres, e é diante esses valores que são postos a nós que pelos nossos comportamentos as pessoas nos atribuem valorem bons ou maus, que a parte dos ético, estético, etc. No capítulo os valores a serem vistos serão moral e ética, podemos estabelecer conceitos diferentes de moral e ética:
* moral: esta é quando uma pessoa age de um modo bom ou ruim, pensando nas consequências que ela terá a partir das regras impostas por outras pessoas.
* ética: é o que somos, e o que temos como verdade segundo a nossa moral e os nossos valores. O caráter histórico e social da moral: para que relações entre pessoas fosse possível foi estabelecido regras de convivência entre as pessoas. A moral constituída é aquela que o comportamento é orientado por normas que foram ditas ao individuo, conforme este obedece ou não as normas o seu ato será considerado moral ou imoral.
A liberdade do sujeito moral: a moral ao mesmo tempo que é um conjunto de regras que estabelecem o comportamento da pessoa, é também uma livre e consciente aceitação das regras impostas a ele. Por isso o ato moral só é dito quando tem aceitação da pessoa. Mesmo que o caráter histórico e social da moral seja imposto a pessoa desde pequena não é dizer que esta pessoa sempre vai aceita-la pois na adolescência a