Resumo ens. médio
Ecologia - Ciência que se dedica ao estudo das relações entre seres vivos e o ambiente em que vivem. Ela trata do estudo das interações entre organismos que vivem em um ambiente em constante mudança, conectados no tempo (evolução) e no espaço (padrões de distribuição). Entendido o conceito de ecologia, apresentarei os três princípios fundamentais para aplicar a origem e a evolução das espécies, segundo Darwin:
- Há produção de muito maior número de ovos, esporos e sementes que indivíduos adultos;
- Os indivíduos são diferentes uns dos outros;
- Tais indivíduos, em números excessivos e diferentes entre si, lutam pelos meios de subsistência, e sobrevivem os mais aptos, os melhores adaptados às condições do ambiente em que vivem. Esta chamada luta pela vida deve ser compreendida como competição.
Ecossistema - Conjunto de condições físicas e químicas de certo lugar, reunido a um conjunto de seres vivos que habitam esse lugar. Assim, um ecossistema tem dois componentes: o ambiente povoado pelos seres vivos e, o conjunto de seres que povoam esse ambiente. Para entendermos o que talvez seja a maior e mais sutil ameaça à existência humana, é essencial compreender o fluxo de energia e o ciclo de materiais dentro dos ecossistemas.
Todos os seres vivos necessitam de matéria-prima para seu crescimento, reprodução, desenvolvimento e reparação de perdas. Necessitam também de energia para a realização de seus processos vitais. Essas necessidades são supridas pelo alimento orgânico.
Os seres autótrofos sintetizam seus próprios alimentos através da fotossíntese (síntese de substâncias orgânicas mediante a fixação do gás carbônico do ar, através da ação da radiação solar) ou da quimiossíntese (síntese da matéria orgânica efetuada por meio da energia química, e não à custa da energia luminosa). O alimento produzido pelos autótrofos é utilizado por eles mesmos e pelos organismos heterótrofos.
A energia luminosa do Sol é