Resumo engenharia
1.1 Desenvolvimento profissional de software A engenharia de software tem por objetivo apoiar o desenvolvimento profissional de software. Ela inclui técnicas que apoiam especificação , projeto e evolução de programas. Um sistema de software desenvolvido profissionalmente é mais do que um programa. Consiste numa série de programas separados e arquivos de configuração que são usados para configurar programas, podendo incluir documentação de sistema, de estrutura, usuário e sites. 2 tipo de produto de software: - Produtos genéricos : Sistemas stand-alone, vendidos no mercado para qualquer cliente que esteja interessado em comprá-los. - Produtos sob encomendas: Sistemas encomendados por um cliente, desenvolvido sob medida.
Uma diferença importante: software genéricos a organização que o desenvolve controla sua especificação. Sob encomenda o desenvolvida pela empresa que adquire o software.
A qualidade inclui o comportamento do software enquanto ele é executado, bem como a estrutura e a organização. Isso reflete nos atributos chamados não funcionais ou de qualidade.
Pergunta
Resposta
O que é software?
Softwares são programas de computador e documentação associada. Produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente específico ou para o mercado geral.
Quais os atributos de um bom software?
Funcionalidade e desempenho requeridos pelo usuário, deve ser confiável e facil de manter e usar.
O que é engenharia de software?
É uma disciplina de engenharia que se preocupa com todos os aspectos de produção de software
Quais as principais atividades de engenharia de software?
Especificação, desenvolvimento validação e evolução de software.
Qual a diferença entre engenharia de software e ciência da computação?
Ciência foca a teoria e os fundamentos; engenharia preocupa-se com o lado prático do desenvolvimento e entrega de softwares úteis.
Qual a diferença entre engenharia de software e engenharia de sistemas?