Resumo Engenharia de Tráfego
A engenharia de tráfego é o que tratamos em alguns assuntos do dia a dia como: mobilidade de corpos ou massas. Onde tem a missão de otimizar o uso do sistema viário. A engenharia de tráfego na Engenharia Civil é um campo promissor desde a promulgação do código brasileiro de trânsito. Onde entre eles alguns itens que esta em grande ascensão no Brasil é a municipalização do trânsito. Onde estou fazendo parte de uma comissão multidisciplinar na cidade de São Gabriel da Palha para a municipalização. O engenheiro de tráfego tem em suas atribuições: organizar o trânsito, projetar sinalização, integração do sistema de transporte coletivo entre outros.
O Brasil tem seus órgãos regulamentados que começa em âmbito nacional, terminando nos municipais. Onde o órgão máximo do trânsito é o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) onde dentro dele tem integrantes de vários setores do governo. De ambiental a saúde.
Meio urbano e a população: O trânsito tem alguns itens que devem ser observados e seguidos como: a segurança, conforto, fluidez, controle da poluição entre outros.
Divisão do trânsito:
- A via: oferece a maior condição de intervenção das 4 variáveis. A via tem que ser considerada como um todo a junção de 4 itens: -pavimento, sinalização, árvores e prédios.
- O homem: variável mais complexa. Pelo fato de cada ser humano pensar de uma maneira diferente. Uns acham que colocando uma placa em um determinado lugar é mais viável do que em outro lugar, o outro já acha ao contrário. Se divergindo em 4 formas também: - herança cultural, personalidade, estado físico e mental e quadro econômico – social. Onde para colocar ordem , foi dividido em 3 partes que devem ser seguidas corretamente: - engenharia, educação e fiscalização
- O veículo: as normas de uso dos equipamentos devem ser seguidas, principalmente as de segurança.
- O ambiente: não tem como controlar. O engenheiro de tráfego deve criar em seus projetos formas onde diminuam