Resumo - encarnação de josé de alencar
Seus pais vendo que ela já estava em tempo de se casar, começaram a arranjar noivos para a moça, contudo ela sempre os dispensava, até aparecer Carlos Hermano.
Amália já tinha conhecido Hermano quando era mais jovem juntamente com sua esposa Julieta, agora falecida.
A partir de então, Amália passa a observar Carlos de sua janela, onde consegue ver a casa e o jardim de Carlos Hermano, podendo observar seus solitários passeios, e tendo notícias sobre o mesmo através de seu amigo Dr. Henrique Teixeira.
O médico, amigo de Carlos Hermano passou a ser cupido do romance de Amália e seu amigo - pois via para Hermano a única saída de suas lembranças do passado com Julieta.
A princípio Hermano não queria conhecer Amália, até que em uma festa eles finalmente se encontram e então Amália vê uma oportunidade de conquistar o homem cujo amor que sentia pela esposa enquanto estava viva, ainda permanecia na mesma intensidade depois de sua morte.
Depois de algumas conversas e encontros, Hermano decide pedir a mão de Amália em casamento para o seu pai, contudo no momento que iria fazer isso, se arrepende.
Alguns dias depois Amália e Hermano se casam, e embora Amália não estivesse se sentindo feliz nesse casamento, ainda assim, ela tentava mostrar para sua família que está tudo bem, mas com o passar do tempo, percebe que seria impossível competir com o amor de Hermano com Julieta, e decide tentar ser como ela era, mas mesmo assim suas tentativas foram em vão, e ela acaba sofrendo mais do que já estava.
Depois de várias tentativas sem sucesso para tentar conquistar o amor de seu marido, Amália decide ir até o único cômodo da casa que ainda estava trancado, e onde ela era impedida de entrar pelo mordomo Abreu.
Assim que ela entrou, percebeu que Hermano mantinha uma espécie de "santuário" de sua