Resumo Emprendedorismo
A estrutura de uma indústria está relacionada à “natureza das barreiras de entrada e à dinâmica competitiva”. Nisso, deve ser avaliado quatro características importantes:
Intensidade de capital: está relacionada à importância do capital em comparação ao “trabalho” (pessoal).
Intensidade de propaganda: a necessidade de propaganda também é um fator que reduz as chances de sucesso das novas empresas.
Concentração: é a participação no mercado da maior empresa. Quanto maior a concentração, maiores serão as barreiras de entrada para as novas empresas.
Tamanho médio das empresas estabelecidas: quanto maior o tamanho médio das empresas, menor as chances de sucesso das novas empresas.
Com isso , não é a estrutura do mercado que vai determinar o sucesso, mas nossa estratégia de entrada, dada a estrutura do mercado.
Análise Estratégica.
O objetivo de realizarmos a análise estratégica no plano de negócios é para, principalmente, avaliar o ambiente externo à empresa que estamos criando.
Para isso, é comum seguirmos os passos propostos para o Planejamento Estratégico (PE) de forma a levantarmos as informações necessárias para nossa análise estratégica. Nesse momento, o mais importante não é o resultado final da PE, mas as informações e as interações obtidas durante o processo de sua realização.
Por esse motivo é essencial que todos os envolvidos na criação da empresa estejam presentes e participem ativamente do processo de elaboração do PE e da análise estratégica.
Fases do Planejamento Estratégico
Missão: é a declaração da razão da existência da empresa, o seu propósito. Dessa forma, a declaração da missão deve ser clara, objetiva e que identifique as características únicas da organização. A missão, assim, deve se responder as seguintes perguntas: O que a empresa faz? , Por quê? , Para quem? e Como?
Visão: é definir aonde a empresa quer chegar, o que a empresa quer ser no futuro.
Matriz SWOT: analisar os ambientes externos (ameaças e