Resumo Eficiência e Eficácia
Eficiência e Eficácia O texto tem como objetivo aplicar os conceitos de Eficiência e Eficácia em uma ambiente de manutenção. Trata sobre a programação e execução da manutenção que devem fazer parte do planejamento empresarial de qualquer indústria. Para mensurar a qualidade dos processos de manutenção, objetiva-se quantificar a Eficiência, Eficácia, Efetividade, Produtividade e Qualidade das ações da mesma, sob a ótica do planejamento empresarial. Os desafios da Gestão da Manutenção é conceber sistemas de avaliação que permitam não só o acompanhamento das ações dos programas, mas que forneçam indicadores de qualidade para todo o processo da manutenção. Como toda atividade empresarial, a manutenção deve obedecer a critérios explícitos de Eficiência, Eficácia, Efetividade, Produtividade e Qualidade, que a tornem economicamente atrativa. A forma de avaliação destes indicadores, baseados em conceitos universais, facilita sua correlação com indicadores tradicionais de desempenho empresarial, e com muitas outras áreas de planejamento.
O monitoramento de qualquer sistema depende da correta definição de itens de controle e indicadores de resultados:
*Programação – atividades destinadas à geração de planos necessários ao atingimento dos objetivos do planejamento.
*Execução – atividades destinadas à geração dos resultados de acordo com os planos de ação.
*Avaliação – atividades destinadas à comparação dos resultados obtidos com os objetivos do planejamento, cuja qualidade será fruto da coerência das ações executadas com as ações e objetivos planejados.
Estes processos podem ser avaliados pelos seguintes fatores de qualidade,
*Eficiência – Característica do processo de planejamento relacionada à abrangência das ações programadas no universo de ações de planejamento.
*Eficácia – Característica do processo de planejamento relacionada à aderência das ações executadas, em relação ao universo de ações de planejamento.
*Efetividade –