Resumo- eduardo bittar
V- Método e limites da pesquisa científica
1-Método e limites político-ideológico da pesquisa
As pesquisas são, claramente, influenciadas pelas condições econômicas e políticas de seu momento de criação. A pesquisa serve como um instrumento de investigação e questionamento da realidade social de um determinado povo para que essa produção de conhecimento se reverta em benefícios para os próprios. Contudo, a pesquisa é uma forma de progresso e avanço social na medida em que esta esteja desvinculada de interesses meramente políticos, pois assim a pesquisa perderia sua essência e seria uma forma de dominação dos que possuem tal conhecimento sobre os que não possuem.
2-Métodos e limites materiais, técnicos e científicos da pesquisa.
As carências materiais e técnicas são um grande obstáculo às pesquisas tanto do campo das ciências naturais (mais afetadas pela falta de incentivo) como das humanas e sociais. O Estado, como oferecedor de instrumentos para o bem social, deve oferecer as condições favoráveis para o desenvolvimento da pesquisa assim como o preparo da sociedade para que o entendimento e aceitação das pesquisas sejam feitas da melhor forma possível. Deste modo a pesquisa poderá contribuir para um avanço social e uma possível mudança nos paradigmas da ciência.
3-Métodos e limites éticos da pesquisa
A ética é, sem dúvidas, um importante aspecto a ser observada durante a pesquisa, uma ordenação e sistematização de como se fazer pesquisa é algo inevitável, logo não quer dizer a não admissão de criatividades por parte dos pesquisadores. O fundamento de um pressuposto ético, na pesquisa, é conduzir a pesquisa ao social, ressaltar a relevância de uma contribuição cientifica para o ambiente social.
A fuga desse objetivo pode ocorrer de diversas maneiras, todos tendem a